Dia do trabalhador da saúde em angola: a data representa uma reflexão sobre a missão que se acenta no amor pela vida e pela profissão

Angola comemorou segunda-feira, 25 de Setembro, o dia do Trabalhador da Saúde, reservado à reflexão, com as atenções direccionadas para a dignidade, dedicação, profissionalismo, ética, orgulho, empenho, compromisso e solidariedade na prevenção e controlo de doenças no País.

A data assinala-se num momento em que os profissionais da saúde, entre os quais médicos, enfermeiros e demais técnicos, enfrentam muitas vezes dificuldades  e buscam de forma incansável soluções para a segurança sanitária e bem-estar das famílias. Nesta jornada, em memória do médico Américo Boavida, falecido a 25 de Setembro de 1968, além de servir de reflexão para a humanização no exercício da assistência médica, a data propõe-se incentivar a criação de condições para a formação, capacitação contínua dos trabalhadores e melhoria das condições laborais e sociais dos profissionais.

No HGC, o 25 de Setembro  foi comemorado por todos os profissionais e com uma reflexão direccionada para a dignidade, dedicação, profissionalismo, ética, orgulho, empenho, compromisso e solidariedade na prevenção e controlo de doenças. O acto que  teve lugar no Pátio do Hospital Geral dos Cajueiros, sob o lema “Trabalhadores Unidos por uma só Saúde”, teve o  registo de vários momentos atractivos, de reconhecimento e de reflexão.

No acto de abertura da actividade que marcou a efeméride, o Director Clínico do HGC, Bernardo Caetano Teixeira, ressaltou que a data representa uma reflexão sobre a missão que se acenta no amor pela vida e pela profissão. “Reflectimos também  sobre  a valorização dos profissionais,  tendo como pilares o respeito de  todos,  independentemente do cargo”, disse.

O acto comemorativo contou com a presença de membros do corpo directivo, encabeçado pelo Director-Geral do Hospital, Daniel Café, que reiterou a nessecidade  de  sempre se  reflectir  no papel dos agentes de Saúde na sociedade.

“Cuidar com amor e atenção os nossos utentes deve ser a missão de cada um. Portanto, é um dia de festa para todos, estamos aqui reunidos a festejar e a reflectir sobre o nosso trabalho em prol  Nação”. Já o Director Administrativo, Neves Barroso, reconhece que os desafios são vários, mas que o corpo de profissionais está presente para responder aos desafios com a alegria de servir todos os dias.

Administradora Municipal do Cazenga: Acreditamos que o resultado desta visita será positivo e vai reflectir-se na vida da comunidade do município

A Administradora Municipal do Cazenga, Nádia Evelise Martins de Sousa Neto, referiu que a visita do Presidente da República ao Hospital Geral dos Cajueiros demonstra a preocupação do Titular do Poder Executivo com a resolução dos problemas que a comunidade enfrenta quanto à assistência médica e medicamentosa no município do Cazenga em particular, nao esquecendo o resto dos municípios de Luanda em geral.

Read More »